A network for students interested in evidence-based health care

Guia para iniciantes sobre como interpretar razão de chances, intervalo de confiança e valor p.

Posted on 10th August 2016 by

Tutorials and Fundamentals
Student Tutorial badge

This is a Portuguese translation of Tim Hick’s blog, originally published in English: A beginners guide to interpreting odds ratios, confidence intervals and p values. It has kindly been translated by Cochrane Brazil.

Palavras chaves: intervalo de confiança, razão de chances, valor p, estatísticas.

Para quem se destina?

Estudantes de medicina ou das ciências da saúde e profissionais ligados à medicina que querem melhorar sua compreensão da literatura médica que irão encontrar ao longo de sua carreira.

O que vou aprender e como?

Como interpretar razão de chances, intervalos de confiança e valor p usando uma abordagem passo a passo e uma pergunta para verificar minha compreensão do conceito apresentado, conforme cada novo elemento for introduzido. 

Quanto tempo demora?

Aproximadamente 20 minutos.

O que isto não é?

 Um livro de estatística reescrito ou explicações sobre como calcular esses conceitos estatísticos.

Conteúdo

Introdução.

Razão de chances

Intervalo de confiança

Valor P

Juntando tudo – Exemplo do mundo real

Resumo

Respostas das provas de auto- avaliação

Introdução

Os primeiros passos para aprender a compreender e apreciar a medicina baseada em evidência são, no mínimo, assustadores. Especialmente quando nos deparamos com a grande quantidade de estatísticas que são incluídas na maioria dos artigos publicados. Esse pequeno tutorial visa introduzir os estudantes da área de saúde na interpretação de alguns dos testes estatísticos mais usados na apresentação dos resultados dos estudos médicos.

O cenário desse tutorial está centrado no diagrama abaixo, que descreve um ensaio clínico randomizado controlado fictício, com dois grupos paralelos, que compara uma nova medicação para diminuir o colesterol com o placebo.

diagram1

Ambos os grupos foram acompanhados para desfecho de mortalidade por qualquer causa.

Razão de chances

A razão de chances é uma medida relativa de efeito, que permite a comparação entre o grupo intervenção e o grupo placebo. Então, quando os pesquisadores calculam a razão de chances eles fazem o seguinte:

O numerador é a chance no grupo de intervenção

O denominador é a chance no grupo controle ou placebo  = Odds Ratio (OR).

Então, se o desfecho for o mesmo em ambos os grupos, a razão será 1, o que implica que não existe diferença entre os dois grupos de estudo.

Entretanto:

Se o OR é > 1, então o controle é melhor que a intervenção.

SE o OR é < 1, então a intervenção é melhor que o controle.

Pergunta 1

Se o estudo comparando SuperStatin ao placebo com o desfecho de mortalidade por qualquer causa relatar o seguinte:

A chance de mortalidade por qualquer causa para SuperStatin foi 0,4.

A chance de mortalidade por qualquer causa para placebo foi 0,8

A razão de chances seria igual a 0.5

Então, se o estudo comparando SuperStatin ao placebo relatar que o “OR foi 0,5

O que isso quer dizer?

A)       A chance de morte no grupo que recebeu SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo

B)       Não existe diferença entre os grupos.

C)       A chance de morte no grupo placebo é 50% menor do que no grupo SuperStatin.

Intervalo de Confiança (IC)

O intervalo de confiança indica o nível de incerteza em relação às medidas de efeito (precisão de estimativa de efeito) que, neste caso é expressa como Razão de Chances. O Intervalo de Confiança é usado porque um estudo recruta apenas uma pequena amostra da população total. Assim, os limites de confiança superior e inferior permitem inferir que os efeitos verdadeiros na população geral provavelmente se encontram entre estes dois pontos. A maioria dos estudos relata o intervalo de confiança de 95% (IC 95%).

Se o intervalo de confiança incluir o valor de 1 (por exemplo IC 95% 0.9-1.1), isso implica que não existe diferença entre os grupos estudados.

Pergunta 2

Então, se o estudo comparando SuperStatin com placebo relatar o seguinte “OR 0.5, ICI 95% 0.4-0.6

O que isso significa?

A)     A chance de morte no grupo SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 20% e 80% menor.

B)      A chance de morte no grupo SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 60% e 40% menor.

C)      A chance de morte no grupo SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 60% menor até 10% maior.

Valor P

P < 0.05 indica uma diferença estatisticamente significante entre os grupos. P > 0.05 indica que não existe uma diferença estatisticamente significante entre os grupos.

Pergunta 3 

Então, se o estudo comparando SuperStatin com placebo relatara o seguinte: “OR 0.5 IC 95% 0.4-0.6, p<0.01”

O que isso significa?

A)    A chance de morte no grupo SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 60% e 40% menor. Este resultado foi estatisticamente significante.

B)     A chance de morte no grupo SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 60% e 40% menor. Este resultado não foi estatisticamente significante.

C)      A chance de morte no grupo SuperStatin é 50% menor que no grupo placebo, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 60% e 40% menor. Este resultado é incerto, do ponto de vista estatístico.

Juntando tudo – Exemplo do mundo real

Uma empresa de medicamentos financia um ensaio clínico randomizado, controlado, duplo cego para avaliar a eficácia do antagonista do receptor de adenosina Cangrelor versus Clopidogrel em pacientes submetidos a uma intervenção coronariana percutânea (PCI) de urgência ou eletiva, que foram acompanhados para complicações específicas por 48 horas conforme descrito no diagrama abaixo (Bhatt et al. 2009).

diagram2

 

Ambos os grupos foram acompanhados para os desfechos: morte, infarto de miocárdio, revascularização devido à isquemia ou trombose do stent nas 48h após a randomização ( este foi o prazo limite)

No trecho dos Resultados, os autores relatam que “A taxa da eficácia primária foi … …(razão de chances ajustada com Cangrelor, 0.78; intervalo de confiança 95% [IC], 0,66 a 0,93; P=0,005)

O que isto significa?

A ) As chances de morte, infarto do miocárdio, revascularização devido à isquemia ou trombose do stent nas primeiras 48 horas após a randomização foram 22% menor no grupo Cangrelor que no grupo Clopidogrel, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 34% e 7% menor. Este resultado não foi estatisticamente significante.

B) As chances de morte, infarto do miocárdio, revascularização devido à isquemia ou trombose do stent nas primeiras 48 horas após a randomização foram 34% menor no grupo Cangrelor que no grupo Clopidogrel, sendo que o verdadeiro efeito na população está 7% e 22% menor. Este resultado foi estatisticamente significante.

C)   As chances de morte, infarto do miocárdio, revascularização devido à isquemia ou trombose do stent dentro das primeiras 48 horas após a randomização foram 22% menor no grupo Cangrelor que no grupo Clopidogrel, sendo que o verdadeiro efeito na população está entre 34% e 7% menor. Este resultado foi estatisticamente significante.

Resume

Isto é uma introdução básica sobre como interpretar Razão de Chances, Intervalo de Confiança e Valor p e deverá ajudar os estudantes da área de saúde a começar a compreender artigos publicados que inicialmente podem parecer assustadores. . Entretanto, é importante enfatizar que qualquer resultado só é válido se o estudo for bem desenhado e conduzido, o que destaca a importância da avaliação crítica como uma característica fundamental da medicina baseada em evidência.

Eu espero que tenham gostado e ficaria feliz de receber qualquer opinião sobre o conteúdo, desenho e aspectos de apresentação desde tutorial.

Respostas do auto teste

Pergunta 1. Resposta correta é A.

Pergunta 2. Resposta correta é B.

Pergunta 3. Resposta correta é A.

Juntando tudo – Exemplo do mundo real. A resposta correta é C.

Referências:

Bhatt DL, Stone GW, Mahaffey KW, Gibson CM, Steg PG, Hamm CW, Price MJ, Leonardi S, Gallup D, Bramucci E, Radke PW, Widimský P, Tousek F, Tauth J, Spriggs D, McLaurin BT, Angiolillo DJ, Généreux P, Liu T, Prats J, Todd M, Skerjanec S, White HD, Harrington RA. CHAMPION PHOENIX Investigators. (2013). Effect of platelet inhibition with cangrelor during PCI on ischemic events. N Engl J Med. Apr 4;368(14):1303-13.

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments on Guia para iniciantes sobre como interpretar razão de chances, intervalo de confiança e valor p.

  • Maria Célia Cervi

    Muito bom

    1st November 2021 at 7:21 pm
    Reply to Maria
  • Maria Heliana Costa

    Amei os esclarecimentos. Não havia ainda encontrado explicações tão práticas e esclarecedoras. Fiquei muito feliz inclusive de realizar a leitura de um artigo e ter mais segurança nas interpretações dos resultados. Obrigada pelo aprendizado.

    9th August 2021 at 1:01 am
    Reply to Maria
  • Joabe Jack de Menezes

    Muito bom, eram dúvidas que tinha faz tempo e sempre confundia tudo, muito didático e simples! Parabéns!!!

    20th June 2021 at 1:53 pm
    Reply to Joabe
  • Luciano Gonzaga Galvão

    Obrigado!
    Creio que clareou e ajudou na minha interpretação da minha Análise de Regressão Logística Multinominal.
    Sucesso para você

    10th January 2020 at 5:06 pm
    Reply to Luciano
  • Vegerson Laurido

    Excelente!

    1st October 2019 at 10:53 am
    Reply to Vegerson
  • Marcos Vieira fernandes

    Fantástico! Obrigado por essa ferramenta! Sou R-30 ( rsrs) porém sempre disposto a novos conhecimentos!

    2nd July 2019 at 7:22 pm
    Reply to Marcos
  • jaqueline

    muito bom… like pra vcs kkk

    27th June 2019 at 6:54 pm
    Reply to jaqueline
  • Camila

    Maravilhoso! O site mais claro de todos que pesquisei até agora. Parabéns!!

    19th March 2019 at 11:24 am
    Reply to Camila
  • Emma Carter

    Thank you ever so much for letting us know of the incorrect numbering on the blog. I have now corrected this, so thank you for your input. Emma

    31st January 2018 at 2:12 pm
    Reply to Emma
  • Jhonnathan

    Por favor,
    Alguém poderia corrigir os parágrafos das perguntas?
    em alguns trechos tornou confuso a interpretação. por exemplo [1. 1. 1.] no outro é [1 2 3] no outro {A 1.B 1. C.}

    Fora a observação acima, o texto está muito bom e compreensível e vai ajudar muita gente a entender do que se trata o temido OR.

    30th January 2018 at 11:31 pm
    Reply to Jhonnathan
  • sarylopes@gmail.com

    Pergunta 3 . Resposta correta C e não A

    24th January 2018 at 3:13 pm
    Reply to sarylopes@gmail.com
  • Sidney

    Parabens muito esclarecedoe.

    19th August 2017 at 8:16 pm
    Reply to Sidney

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.