A network for students interested in evidence-based health care

What is evidence-based medicine? O que é medicina baseada em evidências?

Posted on 26th September 2016 by

Tutorials and Fundamentals

This is a translation of the blog ‘What is evidence-based medicine’, with thanks to Cochrane Brazil.

A expressão “baseada em evidências” é usada para descrever muitas coisas em medicina, cuidados de saúde e outras áreas. Medicina baseada em evidências (MBE), prática baseada em evidências, políticas baseadas em evidências, e também serviço social baseado em evidências e educação baseada em evidências são expressões usadas com frequência.

Os princípios básicos são os mesmos. O conceito “baseado em evidências” significa que, quando se tomam decisões, estas sejam embasadas nas evidências científicas mais atualizadas, sólidas e confiáveis disponíveis naquele momento. No caso da medicina ou da saúde, são decisões sobre como cuidar de um paciente.

Uma definição simples de 1996 é:

“Medicina baseada em evidências é o uso consciencioso, explícito e judicioso da melhor evidência disponível ao tomar decisões sobre o cuidado de um paciente”

evidence-based medicine

Qual é a melhor decisão?

Cada parte desta frase é importante. Analise as palavras individualmente:

Que tipo de evidência estamos procurando? “A melhor evidência disponível na atualidade”. Não a evidência perfeita, mas, simplesmente, a melhor evidência que existe naquele momento. Mas não evidências antigas e desatualizadas; nós precisamos encontrar evidências atualizadas e modernas.

Como isso deve ser feito? De forma conscienciosa, explícita e judiciosa. Novamente, as palavras são importantes.

Consciencioso: ser cuidadoso e minucioso no que você faz.

Explícito: ser aberto, claro e transparente

Judicioso: usar bom senso e julgamento apropriado

Se você vai praticar medicina desta forma, primeiro você precisa saber encontrar as evidências a partir dos estudos científicos, evidências essas que sejam relevantes para seus pacientes. Você deve, então, ser capaz de compreender esses estudos e de avaliá-los (nem todos os estudos serão relevantes para seu paciente e, mesmo se forem, podem não ser bons estudos). E, finalmente, você deve saber como aplicar os resultados desses estudos ao tomar decisões sobre o tratamento do seu paciente. Isso significa ser capaz de integrar a evidência às necessidades de seus pacientes, seus valores e crenças e seus desejos.

Assim, uma definição alternativa de prática baseada em evidência seria:

“A prática médica baseada em evidência é o uso consciencioso, explícito e judicioso da melhor evidência atualmente disponível para ajudar os pacientes a tomarem decisões sobre seus cuidados, levando em consideração seus valores e crenças pessoais.”

A prática da Medicina baseada em evidências na vida real

evidence based medicine

Você está fazendo as perguntas certas?

Se a medicina baseada em evidências usa a melhor informação para a tomada de decisões, como ela é, na verdade, praticada? Começa com as perguntas certas e o uso da melhor evidência proveniente de pesquisas para responder essas perguntas. Às vezes, quando um paciente tem uma condição muito rara ou incomum, você irá encontrar pouca informação de qualidade. Nesses casos, para decidir o que é o melhor para seu paciente, você deverá confiar em um bom conhecimento de anatomia, fisiologia e patologia e usar esses princípios básicos para tomar decisões. Em outras vezes, você terá que confiar na experiência de colegas mais velhos e sábios.

Por vezes, você irá encontrar centenas de estudos clínicos envolvendo centenas ou mesmo milhares de pacientes, e todos os estudos têm resultados semelhantes. Isso facilitará muito o aconselhamento do paciente sobre os benefícios do tratamento. Por outro lado, o que fazer se os resultados de diferentes estudos forem conflitantes? Ou se esses estudos não avaliaram o tipo de paciente que você está tratando?

A medicina baseada em evidências faz uso da melhor informação disponível para responder questões da prática clínica. As questões podem ser simples, como: beber chá reduz a pressão arterial? Ou complexas como: qual é o melhor tratamento para preservar a visão de diabéticos obesos com degeneração macular? Os princípios da medicina baseada em evidências permitem que você encontre e avalie a informação disponível, analise a confiabilidade dessa informação e decida se você pode usar essa informação no cuidado de seus pacientes.

Praticar medicina baseada em evidências é difícil e toma muito tempo? Não, não precisa ser. Existem muitos recursos de medicina baseada em evidências que facilitam sua vida porque todo o trabalho já foi feito para você. O mais importante é você entender a filosofia por trás da medicina baseada em evidências e estar comprometido com ela. Você deve se fazer esta pergunta: quando eu sou o paciente, eu quero ser tratado usando a melhor evidência existente na atualidade, usada de forma consciente, explícita e judiciosa? Ou eu me contento com menos do que isso?

Para mais material sobre a medicina baseada em evidências e uma lista dos recursos mais recentes sobre o tema, clique aqui .

Links:

[1] David Sackett, William Rosenberg, Muir Gray, Brian Haynes & Scott Richardson. Evidence based medicine: what it is and what it isn’t [internet]. BMJ; 13 January 1996 [cited 23 May 2013]. Available from: http://www.bmj.com/content/312/7023/71

[2] Evans I, Thornton H, Chalmers I. Testing Treatments: Better research for better healthcare. Testing Treatment Interactive; 2010. Disponível em: http://www.testingtreatments.org/book/. Acessado em 2016 (30 de agosto).

 

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No Comments on What is evidence-based medicine? O que é medicina baseada em evidências?

  • Marcelo Fiorim

    Olá, pessoal da Cochrane Brazil.
    Preciso da tradução para o inglês da obra de Emil Kraepelin, “Tratado de Psiquiatria”.
    Podem me ajudar?
    Aguardo a resposta.
    Marcelo.
    —————————————————————————–
    Hello, Cochrane Brazil people.
    I need an English translation of Emil Kraepelin’s work, “Treatise on Psychiatry”.
    Can you help me?
    I await the answer.
    Marcelo.

    2nd March 2024 at 12:13 am
    Reply to Marcelo

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.